Restrição alimentar para o treinamento?

Tempo de leitura: 1 minuto

O quê!? Deixar meu cão com fome para treiná-lo? Seria isso mesmo? Como é que funciona essa tal restrição alimentar para o treinamento?

O termo “restrição alimentar” tem sido muito utilizado, e, muito inadequadamente utilizado diga-se de passagem. Devido a isso e a diversas distorções do entendimento da coisa, muitos pensam que trata-se de permitir que o cão “passe fome” para treinar melhor, o que de fato não é.

Devemos ter a compreensão que em toda a natureza o processo de aquisição de alimento é o grande meio pelo qual os aprendizados se desenrolam, baseados no desenvolvimento das sinapses nervosas e funções neuromotoras.

Tendo esse entendimento, fica mais fácil compreendermos a eficiência de utilizarmos os momentos normais e rotineiros de alimentação de nossos cães para os diversos aprendizados que intentamos, assim como para propiciarmos em curto, médio e longo prazo uma melhoria do bem estar de nossos amigos.

Você gostou do vídeo? Aproveite para assinar o meu canal oficial e acompanhar em primeira mão todas as novidades

max-macedo-restricao-alimentar

2 Comentários

  1. CESAR ALVARO CORREIA SARAIVA

    Olá Max tenho uma dúvida em relação ao treinamento. Li seu ebook e vc fala que tem que treinar ao dar a comida, mas eu tenho um Border Collie de 5 meses e alimento ele três vezes ao dia, quero saber se todas as vezes que eu alimenta ele eu devo treinar o senta, deita, etc?

    Responder
    1. admin

      Olá!
      Não existe regras rígidas, mas, digamos que esse seria o ideal.
      Imagine um lobo na natureza, cada vez que ele precisa de alimento ele tem que caçar e solucionar problemas, ou, isso ocorre só em algumas das vezes?
      Será que coelhos aparecem nas tocas deles todos os dias se entregando de mão beijada?
      Essa é a idéia, os organismos necessitam trabalhar para se desenvolver dentro da fisiologia normal. Infelizmente nós, seres humanos, interferimos nisso, e, isso é negativo para o desenvolvimento normal dos animais.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *